O interesse dos investigadores pelas propriedades do fruto Opuntia ficus-indica (figo da India), e o estudo da sua composição química e diferentes atividades, tem vindo a constatar que este possui elevado potencial biológico e nutricional.
Um estudo realizado em 2016 por uma investigadora da Universidade do Algarve revela que o fruto, mas particularmente a casca possui atividade antioxidante bem como capacidade de inibir à enzima acetilcolinesterase (associada a doença de Alzheimer).
Para alem disto, o estudo tenta mostrar que uma planta que cresce bem em zonas semi-áridas, geralmente, em terrenos pobres e de população empobrecida, é uma fonte de compostos bioativos que, juntamente com outros alimentos igualmente saudáveis, pode e deve constituir uma alimentação equilibrada e saudável.
Aqui fica um breve resumo de alguns efeitos biológicos do Figo da Índia destacados nessa investigação:
Efeito anticancerígeno
Estudos recentes sugerem que o sumo do fruto inibe a proliferação de células cancerígenas humanas cervicais, ováricas, e da bexiga, in vitro, e suprime o crescimento do tumor nos ovários de ratos, in vivo. Esta inibição está dependente da dose e do tempo em culturas de células cancerígenas in vitro.
Efeito antioxidante
A presença de vários compostos antioxidantes no fruto, tais como ácido ascórbico, carotenoides, glutationa reduzida, cisteína, taurina, flavonoides como a quercetina, canferol, e isorramnetina foi detetada nos frutos de diferentes variedades do cato Opuntia. Tais compostos podem interferir com o processo oxidativo, através da eliminação de radicais livres, formação de complexos com metais livres catalíticos, e atuando como eliminadores de oxigénio singleto, contribuindo assim, para a manutenção da saúde.
Efeito hipoglicemiante
Recentemente o cato Opuntia, está entre os produtos mais recomendados pelos herbalistas italianos, para reduzir eficazmente a glicémia. Alguns estudos têm demonstrado a atividade hipoglicemiante do extrato do cato Opuntia em ratos não diabéticos, com diabetes induzida, ou em humanos diabéticos.Segundo Hassan et al., o tratamento de ratos diabéticos com uma ou mais doses de sumo do fruto, reduz significativamente os níveis de glucose sérica e de colesterol total, quando comparados com os grupos de controlo. O melhor tratamento verifica-se com doses repetidas do sumo.
Efeito nas lipoproteínas plasmáticas
Segundo Hassan et al., os níveis séricos da lipoproteína de alta densidade (HDL), em ratos diabéticos aumenta consoante o número de doses de sumo do fruto, sendo uma vantagem, uma vez, que esta lipoproteína é responsável pelo transporte de colesterol dos tecidos periféricos para o fígado, de modo a ser metabolizado. Isto faz com que o sumo do fruto tenha potencial para prevenir a arteriosclerose e doenças cardíacas coronárias.
Outros efeitos
Partes da planta Opuntia, como o fruto, cladódios e flores, têm vindo a ser tradicionalmente utilizadas na medicina tradicional para tratar patologias, tais como, úlceras, alergias, fadiga e reumatismo, e como agente diurético e antiúrico. Efeitos apaziguadores dos sintomas de ressaca alcoólica têm sido reportados recentemente, e associados à diminuição da resposta inflamatória após consumo excessivo de álcool.
Este artigo cita o trabalho:
Maria João De Brito Campos (2016). PROPRIEDADES BIOLÓGICAS E APLICAÇÕES DO FRUTO OPUNTIA FICUS-INDICA (L.) MILL. Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, UNIVERSIDADE DO ALGARVE, Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Imagem: Cactus Cochenillifer Image from Histoire des Plantes Grasses (1799) by Pierre-Joseph Redouté. Original from Biodiversity Heritage Library. Digitally enhanced by rawpixel.
#figs_prickly_pears #opuntia #alentejo #wellbeing #healthyfood #saudavel #comidasaudavel #agrotourism #biofood#buylocal #cactus#cactuspeople #exotic #frutabiologica #biologico #higoindia #figodaindia #nopal #tuna #pricklypears #pricklypearfruit #springiscoming #pricklypear #pricklypearfarm #figueiradaindia #opuntiafruit #cactusfruit #vacacionesalentejo #visitalentejo #organic #organicfruit
Comments